domingo, 18 de outubro de 2015

Wing chun

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul daChina que se distingue pela economia de movimentos sendo um sistema de defesa pessoal realista. Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o adversários

domingo, 11 de outubro de 2015

Sibraki-Do sistema brasileiro de combate e defesa pessoal


Sistema brasileiro de combate e defesa
Pessoal.
Criado ofialmente em 14 de Junho de 2014.
Pelo Mestre Moisés Fernandes
Que viu a oportunidade de juntar diferentes estilos de artes marciais afim testar seus conhecimentos nas artes marciais,  então uniu o sistema wing chun de Kung-fu,sanshou,  o kickboxing, muay thai, pankration, karatê kyokushin ;
Unindo a força a rapidez,  resistência e explosão
Numa única proposta a defesa pessoal. 
O sibraki do e um sistema sofisticado de defesa pessoal onde uma pessoal se defende sem usar muita a força,  sua técnica e baseada em socos, chutes, joelhadas, cotoveladas,  torções, arremesso, e golpes em pontos de pressão.
Tendo em seu arsenal de armas o bastão longo e curto a tonfa, espadas, nunchaco entre outras.
Da prática :
Podendo ser praticado por crianças e adultos sem distinções de sexo,
Sua prática começa pelos principios básico de fundamentação, caídas amortecimentos, rolamentos, posturas de combates, guarda, esquivas etc. ..
Treinamento de armas marciais.
Defesa pessoal militar.
Tácticas e estratégia de combate.
Sobrevivência.
Primeiro socorros.
Kata :
Ki-do shodan.
Ki-do nidan.
Ki-do sandan.
Ki-do kwan ichi.
Ki-do kwan ni.
Ki-do nunchaku.
Ki-do tonfa.
Dao ki-do.
Katana ki-do.
Bastões curtos-ki-do.
Kata águia ki-Do

sábado, 10 de outubro de 2015

Muay thai

Muay thai

Muay thai (em tailandêsมวยไทยRTGSmuai thaiAFI[muɛ̄j tʰɑ̄j]; lit. "boxe tailandês") é uma arte marcial originária da Tailândia, onde é considerado desporto nacional.1 2 3 Esta disciplina física e mental que inclui golpes de combate em pé é conhecida como "a arte das oito armas", pois caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, estando associada a uma boa preparação física que a torna uma luta de contato total bastante eficiente.4
Assemelhando-se a outras artes marciais como o pradal serey do Camboja, o tomoi da Malásia, o lethwei da Birmânia e o muay laode Laos, o muay thai foi desenvolvido há cerca de dois mil anos, sendo atualmente considerada uma das mais poderosas lutas de contato do mundo, que para além de utilizar elaboradas técnicas de punhos e pernas, é encarada como uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos. O muay thai tornou-se popular no século XVI, contudo começou a ser internacionalmente difundido apenas no século XX, quando inúmeros lutadores tailandeses conquistaram diversas vitórias sobre representantes de outras artes marciais. O desporto desenvolve um ótimo condicionamento físicoconcentração e autoconfiança ao praticante. A maioria das associações e confederações mundiais não aprovam o uso das cotoveladas em lutas oficiais mantendo assim a integridade física dos atletas, sendo estas técnicas consideradas somente nas regras asiáticas, embora ultimamente as mesmas se encontrem cada vez mais em evidência.5
O desporto de muay thai é exclusivamente regido pela Federação Internacional de Muay Thai Amador (IFMA) e pelo Conselho Mundial de Muay Thai (WMC).6 7 Requestando a legitimidade internacional e um público mais amplo, contudo prejudicado por disputas internas, o muay thai tem desenvolvido várias concorrentes de órgãos sociais, profissionais e amadores, para a sanção de lutas e campeonatos. Embora politicamente hostis, todos os corpos de sanção compartilham o objetivo de reforçar a participação internacional do muay thai, mantendo a sua identidade cultural e reafirmando a Tailândia como seu criador cultural.8 9
Hoje em dia o muay thai ter-se-á convertido num símbolo nacional do reino da Tailândia, sendo o desporto mais praticado no país. As suas raízes encontram-se no muay boran, uma arte ancestral que foi desenvolvida a partir de uma forma de luta designada dechupasart. Esta arte deu origem ao atual muay thai e ao krabi krabong. Atualmente, o muay thai é visto como sendo um desporto radical que favorece a realização de apostas com ênfase no sudeste asiático.10

Sanshou

Boxe chinês ( Sanshou)

História

Após a guerra da Coréia onde enfrentou diretamente as tropas americanas o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em artes marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar três critérios:
  • Simplicidade;
  • Combate direto;
  • Efetivo contra oponentes mais fortes.
Quase que paralelamente ao sanshou militar se desenvolveu o sanshou civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e eram quase que um vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships.
Como treinamento marcial o sanshou ao longo da história na china recebeu vários nomes como xiangbo, shoubo, chaishou, qiangshou, jiji, e daleitai.
Em 1979, o Comitê Chinês de Esportes Nacionais (CCEN) decidiu que o sanshou estaria ligado ao wushu como esporte de competição. Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo o sanshou não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Até meados dos anos 80 o sanshou como esporte continuou a se desenvolver dentro de colégios e universidades ligadas à educação física, além de experimentação em campeonatos. Em 1982, o CCEN finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas. O primeiro ringue era redondo com nove metros de diametro.

[editar]O sanshou como esporte de combate

A prática contemporânea do sanshou como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comite organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação.
O sanshou está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro.
Recentemente tem se convertido também em um esporte profissional no Brasil onde o campeão invicto é o atleta André Dias Yamato, se encontrando hepta campeão.
O sanshou se refere a luta livre a onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate atual e real. Existem hoje duas modalidades de competição para sanshou, a amadora e a profissional (conhecida também como sanda).

[editar]Sanshou amador

O uso obrigatório de capacete (com grade para os iniciantes), coquilha para os homens (proteção para a genital), luvas (8 oz para até 65 kg e 10 oz para categorias acima de 70 kg) , protetor bucal e protetor torácico (um tipo de "armadura" do mesmo material da luva). Na categoria Juvenil usam-se protetores para canela e peito do pé.

[editar]Categorias

As categorias são divididas por peso e idade.
  • Por idade:
    • Juvenil (15 a 17 anos)
    • Adulto (18 a 35 anos)
  • Masculino:
    • Categoria 48 kg ( ≤ 48 kg)
    • Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
    • Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
    • Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
    • Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
    • Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
    • Categoria 75 kg ( > 70 kg - ≤ 75 kg)
    • Categoria 80 kg ( > 75 kg - ≤ 80 kg)
    • Categoria 85 kg ( > 80 kg - ≤ 85 kg)
    • Categoria 90 kg ( > 85 kg - ≤ 90 kg)
    • Categoria acima de 90 kg ( > 90 kg)
  • Feminino:
    • Categoria 48 kg ( < 48 kg)
    • Categoria 52 kg ( > 48 kg - ≤ 52 kg)
    • Categoria 56 kg ( > 52 kg - ≤ 56 kg)
    • Categoria 60 kg ( > 56 kg - ≤ 60 kg)
    • Categoria 65 kg ( > 60 kg - ≤ 65 kg)
    • Categoria 70 kg ( > 65 kg - ≤ 70 kg)
    • Categoria acima de 70 kg ( > 70 kg)

[editar]Regras

  • Tempo limite de 2:00 minutos por round (1:30 minutos para a categoria Juvenil), descanso entre rounds de 1:00 minuto.
  • Golpes nas genitais e nuca são inválidos
  • Para os golpes valerem pontos, ele deve fazer o adversário se mexer, não adianta apenas dar toques sem força.
  • Vale chutar, socar derrubar o adversário e joga-lo fora do ringue.
  • O ringue oficial é um quadrilátero tablado enborrachado 8 x 8 metros e elevado. As imediações externas do ringue são cobertas por folhetos de tatame de borracha.
  • Agora Valendo Joelhada.

kickboxing Americano

História

O kickboxing americano surge no inicio dos anos 70 promovido pela Professional Karate Association (PKA), como primeira forma híbrida de competição entre diversos estilos de artes marciais permitindo o uso das técnicas de pernas das artes marciais como o taekwondo e o caratê juntamente com as técnicas de punhos do boxe inglês.
A intenção era criar um novo esporte onde os praticantes de caratê dos Estados Unidos poderiam lutar com contato pleno e com rounds como no boxe, já que eles não eram autorizados a atingir uns nos outros em torneios de caratê tradicional.

O primeiro evento de kickboxing americano foi realizado em 17 de Janeiro de1970, com uma luta entre Joe Lewis e Greg Baines.
Este sistema de combate tomou corpo após uma série de escândalos envolvendo o campeão mundial de caratê Dominique Vallera em Long Beach, no Mundial de Caratê de 1975, quando o mesmo fez porta bandeira do contato pleno.
Muitas questões foram levantadas sobre o alto risco de lesão quando o esporte começou. Como resultado, as regras de segurança foram melhoradas e equipamentos de proteção foram adicionado.
Nos anos 80 surge um novo estilo de full contact promovido pela WKA, o full contact com lowkick (kickboxing) por influência do muay thai.
Atualmente, o kickboxing americano é organizado por entidades de pugilismomundial, como exemplo a ISKA (International Sport Kickboxing Associaton), WUFC (World Ultimate Full Contact), WFCA (World Full Contact Association), FCFF (Full Contact Fighting Federation), WKA (World Kickboxing Organization).
Como este é um esporte relativamente novo, não existem tradições de longo prazo. O esporte sofreu alterações e foi refinado durante as últimas duas décadas. Competidores usam sparringchutes,socoschutes de bloqueioboxe de sombra, e quebra de madeira que é aprendido e aplicado sob orientação de profissionais.

Regras de competição

Estas são as regras utilizadas no kickboxing americano:
  • Os oponentes estão autorizados a bater uns nos outros com os punhos e pés, batendo acima do quadril;
  • Lançar o oponente ao solo com a perna da frente, estando para dentro ou fora do pé da frente do adversário é permitido;
  • O uso de cotovelos ou joelhos é proibido e o uso da canelas desprotegidas raramente é permitido;
  • Os combates são geralmente de três a doze rounds (com duração de dois ou três minutos cada) para competições amadoras e profissionais com um descanso de um minuto entre as rodadas.
As regras contrastam com o muay thai, onde o uso de cotovelos e joelhos são permitidos. Lutadores e promotores podem concordar com as regras, que podem incluir chutes apenas da cintura para cima, chutes em qualquer lugar, sem joelhadas, joelhadas somente no corpo, e assim por diante. O tempo de duração e o número de rounds pode variar dependendo das regras estipuladas previamente por cada lutador ou organizador. Um vencedor é declarado durante a luta, se existe umasubmissão (lutador desiste ou treinador joga a toalha), nocaute (KO), ou a interrupção do árbitro (nocaute técnico - TKO). Se todas as rodadas terminam sem nocaute, em seguida, a luta é pontuada por uma equipe de três juízes. Os juízes determinam um vencedor com base na sua pontuação de cada rodada. Uma decisão dividida indica uma divergência entre os juízes, enquanto uma decisão unânime indica que todos os juízes viram a luta da mesma maneira e todos declararam o mesmo vencedor.

Categorias

  • Supermosca : menos de 57 kg
  • Ligeiro: de 57 a 63 kg
  • Superligeiro: de 64 a 69 kg
  • Meio-médio: de 70 a 75 kg
  • Médio: de 76 a 79 kg
  • Médio-pesado: de 80 a 84 kg
  • Pesado: de 85 a 90 kg
  • Superpesado: mais de 91 kg

Graduação

A graduação utilizada pela Confederação Brasileira de Kickboxing é: Branca, Amarela, Laranja, Verde, Azul, Marrom, Preta 1º até O 8º Dan

Mestre Moisés Fernandes


Nascido em 06, 
de fevereiro de 1988 na cidade  de Campo Grande mato grosso do sul.
Apaixonador por artes marciais desde cedo, interessou se por filmes de lutas:
Bruce lee, Jack chan, Don wilson , Vandaime foram suas inspiracoes que o levaram a praticar artes marciais.

Treinou kung-fu pela 1ª vez em 13 de junho de 2002 na associação tong long de kung fu shaolin do norte.
Depois de ver uma apresentação de kung fu  wing chun passou a treinar com Mestre Jailton Bah onde aprendeu o estilo wing chun e o Sanshou boxe Chinês.
 Em, 15 de Janeiro de 2007 Cria a Associação Dragões do kung fu de Artes Marciais Chinesas.  
 Na intenção de oferecer, mais qualidades de vida á jovem e crianças através da prática do kung-fu,ministrou aulas em parceria com projetos socioeducativos tais como: CICA- MS (centro de integração da criança e do adolescente) Ficando como voluntario de janeiro de 2007 á Janeiro de 2009. Projeto VicentePallottiem Campo Grande MS, Foi voluntario de Abril de 2007 á Janeiro de 2008. Participando do desfile cívico da Cidade em 26 de agosto de 2007.
Em Fevereiro de 2010, ministrou aulas de Sanshou Boxe chinês na Escola Municipal Oneida Ramos da Cidade de Campo grande -MS, participando do projeto escola viva . 
Tendo ainda organizado um pequeno campeonato entre as duas entidades nas quais trabalhou. Nosso principal objetivo é propagar a doutrina marcial, e não apenas fazer campeões no esporte, mas na vida. 
Esperando que nossa filosofia de vida possa ajudar crianças e adolescentes na busca de seus ideais, e contribuir na qualidade de suas vidas. 
Sempre pregando a paz, união e respeito entre todos, para que possamos construir uma sociedade  melhor livre das drogas e influência de marginais, resgatando os valores éticos e morais, para formar o caráter de cada indivíduo, fortalecendo a autoestima e confiança de cada um.
Curriculo marcial:
Mestre de Kung fu wing chun.
Mestre  em sanshou ( boxe chinês).
Mestre de muay thai.
8° Dan de kickboxing e hapkido 
7° Dan Daishintora defesa pessoal.
1° Dan Karate kyokushin.
10° Dan Sibraki-do kempo Brasileiro Mestre Fundador